IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fachin determina interrogatório de Renan, Jucá, Sarney e Machado

23/03/2017 16h26

O relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, autorizou que a Polícia Federal (PF) interrogue os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RO), o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Os quatro viraram alvos de inquérito aberto em fevereiro por suspeita de atrapalhar o andamento das investigações, depois que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concluiu ter havido articulação do grupo para obstruir a Justiça.


Ao decidir a abertura do inquérito, Fachin já havia autorizado os interrogatórios - porém, em função de trâmites processuais, só nesta semana remeteu os autos à PF para que a medida comece a ser cumprida. Outra determinação do relator é que companhias aéreas forneçam todos os registros de passagens emitidas em nome de Sérgio Machado entre dezembro de 2015 e maio de 2016.


Para Janot, existem "elementos concretos de atuação concertada entre parlamentares (...) para favorecimento dos mais diversos integrantes da organização criminosa". Os congressistas, de acordo com o procurador-geral, queriam construir uma ampla base de apoio político para aprovar mudanças que poderiam favorecê-los, como proibir acordos de delação premiada com investigados ou réus presos - enfraquecendo um dos principais instrumentos da Lava-Jato.


Na delação de Machado, ele explica o conteúdo das gravações de conversas que teve com os demais envolvidos, a exemplo de Romero Jucá - o senador teria sugerido a Machado que uma "mudança" no governo federal seria parte de um pacto, inclusive com a suposta participação do STF, para "estancar a sangria" provocada pela Lava-Jato. Machado temia que a investigação contra ele saísse do STF e fosse para a primeira instância, com o juiz Sérgio Moro. Ele procurou líderes do PMDB para impedir isso.


Os senadores e o ex-presidente negam ter tentado dificultar as investigações. Já Machado informou não poder se manifestar em função dos termos do acordo de colaboração premiada.