Bolsas

Câmbio

Supermercados vendem menos em fevereiro

(Atualizada às 13h52) A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou nesta terça-feira (28) que o setor apurou leve queda de 0,24% nas vendas em termos reais (deflacionadas pelo IPCA/IBGE) em fevereiro sobre mesmo mês de 2016.


Em relação a janeiro, a retração é de 1,93%. Segundo a pesquisa, no primeiro bimestre do ano, as vendas reais ficaram praticamente estáveis, com leve baixa de 0,07% em relação ao mesmo intervalo de 2016.


Em nota, o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, afirma que os números ainda refletem efeitos da crise econômica.


"A taxa de desemprego vem crescendo, o que impacta o poder de compra do brasileiro, que está mais cauteloso", diz a Abras.


2017


Apesar das incertezas econômicas e políticas, a Abras mantém a estimativa de alta real de 1,3% nas vendas do setor em 2017. No primeiro bimestre, as vendas tiveram leve queda de 0,07%.


Para o período de Páscoa, a previsão é de queda real de 7,7% nas vendas de produtos ligados à data ? calculada frente a uma retração já verificada em 2016, de 5%.


O comando da Abras disse ainda que o segmento ainda não verificou efeitos da liberação do saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sobre a demanda nas lojas. A primeira parcela dos recursos foi liberada neste mês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos