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Criticada, Abras diz que usa dados informados pelas redes em ranking

30/03/2017 12h58

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) se pronunciou ontem sobre as críticas feitas pela rede de varejo Condor sobre o ranking anual das empresas do setor, publicado pela entidade.


Na tarde de ontem, a rede Condor, com 43 lojas no país, informou que não irá mais participar do ranking e enviar os seus dados à Abras porque o levantamento "deixou de ser espelho e registro fiel" do faturamento do setor, passando a representar hoje as vendas do mercado de varejo de forma mais geral, e não apenas de supermercados.


A empresa afirma que a pesquisa "perdeu o propósito" e é "distorcido", ao juntar nos números dados de vendas de atacarejo, postos de combustível, farmácias, entre outros segmentos.


As redes de varejo, com atuação em várias áreas, informam os dados à Abras de todos os seus negócios, e a Abras é responsável pela publicação do material.


"O ranking Abras, tradicionalmente publicado na edição de abril da revista SuperHiper, trabalha com as informações enviadas de forma voluntária pelas redes participantes; os critérios adotados na sua elaboração busca sempre refletir a evolução e o desenvolvimento das características das empresas do setor", informa em nota.


"A Abras busca sempre angariar o maior número de participações em sua pesquisa, pois elas contribuem para a evolução do setor supermercadista", completa.


A entidade ainda informa que realiza o ranking há mais de quatro décadas. E "o objetivo é apresentar informações fundamentais para empresários e fornecedores do setor conhecerem e entenderem cada vez mais o mercado".


As empresas do setor, como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, enviam os seus dados sobre seus pontos de atacado, drogarias, hipermercados (que vendem eletroeletrônicos), que passam a ser incluídos dentro dos dados gerais do ranking de supermercados da Abras.


Até o ano passado, a Abras publicava no ranking o GPA incluindo as vendas da Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio). O GPA controla a Via Varejo. Por isso, o GPA aparecia como a maior rede de supermercados do país, com mais de R$ 76 bilhões em vendas ? a Via Varejo respondia por mais de R$ 25 bilhões desses R$ 76 bilhões apurados em 2015.


No novo ranking, relativo a 2016, a Abras passou a considerar apenas o varejo alimentar do GPA.


Em seu comunicado, a rede Condor ressaltou, por exemplo, que o ranking da Abras considera as redes de 'atacarejo', que vendem mercadorias para os pequenos mercadinhos, e isso "acaba resultando em informação duplicada".