IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar sobe em março, mas pode voltar a cair em abril

31/03/2017 18h06

Após uma manhã de firme alta, o dólar mudou de rumo depois da divulgação da Ptax - média de cotações calculada pelo Banco Central usada como referência para liquidação de derivativos cambiais. A moeda americana terminou a sexta-feira com queda de 0,41%frente ao real, a R$ 3,1308.


A cotação encerrou a semana com ganho de 0,75% e fechou março com alta de 0,60%. A queda no ano foi reduzida para 3,69%.


O real chegou a cair mais de 1% pela manhã, pressionado pela demanda do mercado por dólares no pregão que antecede a retirada de US$ 4,2 bilhões do mercado futuro via liquidação do vencimento de swaps cambiais. Passada a divulgação da Ptax de fechamento de março - que vai liquidar os swaps -, a pressão compradora deu lugar à venda da moeda.


No contrato de swap cambial tradicional, o investidor ganha a variação cambial - calculada a partir da Ptax - mais uma taxa de juros (cupom cambial).


A julgar pelo padrão histórico, o dólar deve voltar a cair em abril, depois de em março quebrar uma sequência de três meses de baixa.Em média, o dólar cai 2,72% nos meses de abril frente à moeda brasileira, segundo o banco Bank of America.