IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras altera programa de desinvestimentos para atender TCU

31/03/2017 09h15

(Atualizada às 8h19) A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (31), em comunicado, que sua diretoria executiva aprovou ontem a constituição de uma nova carteira de desinvestimentos, que irá seguir os procedimentos da sistemática de venda revisada em cumprimento à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).


A estatal também indicou que, para a elaboração da nova carteira, será necessário encerrar os projetos de desinvestimentos em andamento cujos contratos ainda não foram assinados.


"Em até duas semanas, os projetos que integrarem a nova carteira e que estiverem aptos a iniciar a fase de estruturação serão prontamente iniciados e, posteriormente, divulgados ao mercado", disse a Petrobras, em comunicado.


A companhia afirmou ainda que as medidas não interferem no cumprimento da meta de desinvestimentos de US$ 21 bilhões para 2017/2018.


Os projetos com contratos que já foram assinados poderão prosseguir para conclusão.


BR


A venda da fatia da Petrobras na BR Distribuidora, que já estava suspensa por decisão liminar da Justiça Federal de Sergipe, integra a lista de reavaliação da estatal.


Veja abaixo a lista completa de todos os projetos que, como a BR, devem ser reavaliados; na sequência, está a lista dos projetos que devem ser mantidos.














































Fonte: Petrobras
ProjetoEstágio
Cessão dos direitos de um conjunto de campos terrestresProcesso já estava suspenso por decisão liminar da Justiça Federal de Sergipe, conforme fato relevante de 05/12/2016.
Cessão dos diretos de concessões em águas rasas nos Estados de Sergipe e CearáO Tribunal Federal Regional da 5ª região revogou a liminar que suspendia a operação, conforme fato relevante de 23/01/2017.
Alienação de participação acionária da BR DistribuidoraProcesso já estava suspenso por decisão liminar da Justiça Federal de Sergipe, conforme fato relevante de 05/12/2016.
Alienação de direitos de concessão nos campos de Baúna e Tartaruga VerdeFoi excepcionado da cautelar do TCU de 7/12/2016. A companhia desistiu da medida em trâmite no Supremo Tribunal Federal que visa
Venda de participação no Campo de Saint Malo no Golfo do MéxicoExcepcionado da decisão do TCU de 15/03/2017. Não terá prosseguimento em razão do processo não ter alcançado os resultados esper


















Projetos que serão mantidos



























Fonte: Petrobras (Obs: Não inclui parcerias estratégicas)
ProjetoEstágio
Venda de 90% da participação acionária na Nova Transportadora do SudesteContratos assinados em 23/09/2016, antes da decisão cautelar do TCU de 7/12/2016, que impedia a assinatura de contratos de desin
Venda da LiquigásContratos assinados em 17/11/2016, antes da decisão cautelar do TCU de 7/12/2016. Assembleia Geral da Petrobras aprovou a venda,
Venda da PetroquímicaSuape e CitepeContratos assinados em 28/12/2016, tratando-se de exceção à cautelar do TCU de 7/12/2016. Liminar que suspendia este projeto fo