IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cautela com política predomina e Ibovespa fecha com leve alta

03/04/2017 17h36

O Ibovespa começou o mês de abril com movimentos de lateralidade e sem definir uma tendência. O índice oscilou entre altas e baixas e fechou o dia com leve valorização de 0,35% aos 65.211 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 5,4 bilhões e foi considerado fraco.


"O movimento fraco é muito comum após o fechamento do trimestre", diz Raphael Figueredo, analista da Clear Corretora. Pare ele, a ausência de notícias faz com que o mercado fique parado, sem tendência definida e sem volume financeiro. "Entretanto, acredito que o mercado não cai porque há uma posição compradora apostando no corte maior de juros, o que favorece o mercado de ações no curto prazo", diz.


Entre as questões políticas locais estão a indefinição em relação à aprovação da reforma da Previdência Social e o julgamento da cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. Amanhã, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa o pedido do PSDB sobre a cassação da chapa. A avaliação dos participantes do mercado financeiro é de que pedidos de vistas do processo podem suspender o julgamento por tempo indeterminado. Se aprovada a cassação da chapa, Temer perderia o mandato, o que pode retardar a aprovação das reformas estruturais.


A alta das ações preferenciais da Petrobras e do Itaú Unibanco sustentaram o movimento de leve alta do Ibovespa no pregão de hoje. As ações preferenciais da Petrobras subiram 1,24% e os papéis ordinários da estatal tiveram alta de 1,12%. As ações do Itaú Unibanco fecharam com alta de 1,68%.


As ações da Petrobras subiram acompanhando os ganhos do petróleo no mercado internacional. Na sexta-feira, a empresa anunciou que decidiu manter os preços do diesel e da gasolina nas refinarias, seguindo a política de preços anunciada em outubro do ano passado. A XP Investimentos, em nota distribuída a clientes, mantém a recomendação de compra para as ações. "Como o primeiro trimestre já chegou ao fim, os investidores voltam a apostar nos bancos no início do segundo trimestre", diz um operador.


Entre as ações mais negociadas, os destaques de alta estavam com os papéis ordinários da RaiaDrogasil, que subiram 3,74%, seguidos pelas ações PNA da Suzano Papel e Celulose, com alta de 3,09% e os papéis ordinários da Cielo, com ganho de 2,79%.


Na ponta oposta, as maiores quedas do dia ficaram com os papéis preferenciais da Bradespar, que recuaram 3,15% e os papéis da Gerdau Metalúrgica, que caíram 2,63%.


As ações PNA da Vale caíram 0,82% e os papéis ordinários tiveram baixa de 0,94%. O preço do minério de ferro caiu 1,3% para US$ 79,36 a tonelada, em Qingdao, na China.


De acordo com a agência de notícias Reuters, um navio da Vale com 260 mil toneladas de finos de minério de ferro afundou na costa do Uruguai, na sexta-feira. A carga estava sendo direcionada para um pátio de estocagem na China. A carga teria cobertura de seguro e ainda não havia sido comercializada.