IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Meirelles diz que indústria sentiu a recessão, mas está se recuperando

04/04/2017 12h56

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comentou hoje o desempenho da produção industrial. "Não há dúvidas de que houve no ano passado uma queda muito grande. A recessão que herdamos é a maior da história do Brasil, isso é um fato. Quando comparamos com o mês anterior, já há um pequeno crescimento", disse a jornalistas, após participar de abertura da Laad, feira de defesa e segurança da América Latina, que ocorre esta semana no Riocentro.


Hoje, o IBGE anunciou alta de 0,1% na atividade em fevereiro ante janeiro, mas com recuo de 0,8% na comparação com fevereiro do ano passado. Em 12 meses, a atividade mostra queda acumulada de 4,8% até fevereiro.


O ministro reiterou suas expectativas para o crescimento da economia. "Esperamos um crescimento ainda no primeiro trimestre, comparado com último trimestre do ano passado. [Quanto ao] crescimento do quarto trimestre, sobre o quatro trimestre de 2016, esperamos 2,7%. Ele vai se acelerando durante o correr do ano e devemos entrar em 2018 num ritmo acima de 3%", acrescentou ele.


Ele espera que a expansão da atividade melhore o mercado de trabalho. "O crescimento da economia é o que vai gerar emprego e o que vai diminuir enormemente o número de desempregados", afirmou.


Ainda sobre o mercado de trabalho, Meirelles comentou sobre o Regime Especial para o Trabalhador Aposentado (Reta) projeto de lei que pretende estimular o emprego para aposentados com mais de 60 anos. "A medida deve gerar emprego e dar flexibilidade às relações trabalhistas".