Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Com piora da crise, inadimplência recua, aponta Boa Vista

11/04/2017 11h37

A inadimplência do consumidor brasileiro caiu 4,4% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC divulgados nesta terça-feira (11).


Na avaliação mensal, utilizando dados dessazonalizados, a inadimplência caiu 1,4%. Quando comparado o resultado de março contra o mesmo mês de 2016, houve diminuição de 3,5%.


Já no acumulado de 12 meses até março, o recuo foi de 3,6%. Também houve queda em relação a março do ano passado (-3,5%) e a fevereiro deste ano (-1,4%).


Na comparação entre os três primeiros meses dos dois anos, o Sudeste foi a região em que houve maior queda (-7,6%) no número de inadimplentes, seguido por Nordeste (-2,4%) e Norte (-1,1%). Centro-Oeste (1,2%) e Sul (1,5%) seguiram caminho inverso e apresentaram alta.


Segundo a Boa Vista SCPC, o aprofundamento da crise econômica explica em grande medida o recuo da inadimplência. "As adversidades na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e, consequentemente, contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência", diz a companhia em nota.


Para a empresa, a tendência é que o ritmo de queda se mantenha. Isso porque fatores como "a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada" devem levar à "retomada sustentável" da demanda por crédito e à expansão da renda disponível das famílias.