Bolsas

Câmbio

Vale aumenta projeção para reservas de minério de ferro

A Vale revisou para cima suas projeções para as reservas totais de minério de ferro da companhia em 2016, segundo consta do relatório 20-F, enviado pela companhia à comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).


As reservas totais de minério de ferro da empresa aumentaram em 973 milhões de toneladas no fim de 2016 na comparação com o mesmo período de 2015, totalizando 18,44 bilhões de toneladas (um ano antes eram de 17,46 bilhões de toneladas).


Segundo a Vale, as variações nas reservas de minério de ferro de 2015 para 2016 refletem novas diretrizes estratégicas na análise das cavas (as jazidas onde o minério é explorado). Essa análise considera novos pressupostos de preço, custo, projetos e "blending" (mistura), que afetaram todas as jazidas, segundo a mineradora.


"Além disso, tivemos novas jazidas divulgadas pela primeira vez e atualizações de modelos de recursos", disse a Vale em trecho do 20-F. A declaração de reservas também considera a chamada "depleção", o esgotamento progressivo das minas à medida que sua exploração vai chegando à maturidade.


Ainda segundo a empresa, em 2016, uma parcela das reservas em todos os sistemas de mineração da companhia foi reclassificada de reservas "provadas" para reservas "prováveis", sem impacto na tonelagem total.


Esta reclassificação foi resultado de uma revisão completa das minas a céu aberto, disse a Vale. São consideradas "provadas" apenas as reservas para as quais todas as licenças ambientais foram obtidas, e como "prováveis" as reservas que têm o processo de licenciamento em andamento.


Ainda segundo a Vale, as estimativas de reservas são baseadas em determinadas premissas sobre preços futuros. "Determinamos que nossas reservas reconhecidas poderiam ser economicamente produzidas se os preços para os produtos fossem iguais à média histórica de preços de três anos até 31 de dezembro de 2016."


A média histórica de preço do minério de ferro nos últimos três anos foi de US$ 70,2 por tonelada considerando o minério com 62% de teor de ferro no mercado à vista da China.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos