IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor de serviços sobe 0,7% em fevereiro, mas recua 5% em 12 meses

13/04/2017 09h41

O volume de serviços prestados no país teve alta de 0,7% em fevereiro, em relação ao mês anterior, feito o ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Em janeiro, na série com ajuste sazonal, o setor cresceu 0,2%, após correção; originalmente, havia sido reportada queda de 2,2%. O IBGE informou que faria ajuste dos novos pesos da PMS e, por isso, os dados de janeiro seriam revisados. A revisão na metodologia é semelhante à que foi divulgada na quarta-feira na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).


Nos 12 meses encerrados em fevereiro, o setor de serviços recuou 5%. No primeiro bimestre, teve baixa de 4,3%. A atividade fechou 2016 em retração de 5%, o segundo ano seguido de declínio e o pior resultado da série histórica da pesquisa. Em 2015 o tombo havia sido de 3,6%.


O IBGE apontou ainda decréscimo de 5,1% no volume de serviços prestados em fevereiro deste calendário, ante igual mês do ano anterior. Em janeiro, a queda no confronto anual havia sido de 3,5%, também corrigida de retração de 7,3%.


Segmentos


De janeiro para fevereiro, os serviços prestados às famílias cresceram 0,6%. Serviços profissionais e administrativos tiveram alta de 0,2% e outros serviços caíram 0,5%.


As outras variações apontadas pelo IBGE foram nos segmentos de serviços de informação e comunicação (-1,5%) e Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (+0,5%).


Já o agregado especial das atividades turísticas apresentou alta de 0,2%, na comparação com o mês imediatamente anterior.


O IBGE informou ainda que a receita nominal do setor de serviços subiu 0,2% no mês em fevereiro. Na comparação com fevereiro de 2016, a alta foi de 0,5%. Nos 12 meses encerrados em fevereiro, o indicador ficou estável e, no primeiro bimestre, avançou 1,3%.


A receita nominal dos serviços de janeiro foi revisada de queda de 1% para alta de 1,4%.