Bolsas

Câmbio

Aneel aprova alta média de 3% das tarifas da distribuidora Coelba (BA)

(Atualizada às 18h22) A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira o aumento médiodas tarifas da energia fornecidapela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), de3%, pelaCompanhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), de3,38%, pelaEnergisa Sergipe, de9,29%,e pelaCompanhia Energética do Ceará (Coelce), de 0,15%. Os reajustes valerão a partir do próximo sábado.


A alta nas contas de luz fornecida pela Coelba ocorrerá em 5,8 milhões de unidades consumidoras de 415 municípios da baianos.Os consumidores residenciais e de pequenos comércios (baixa tensão) terão uma alta de 2,77% nas tarifas. Já a classe de consumo industrial (alta tensão) contará com uma elevação de 3,50% nas contas de luz.


Na Cosern, o aumento atingirá 1,3 milhão de unidades consumidoras de 167 municípios do Rio Grande do Norte.Os consumidores residenciais e de pequenos comércios (baixa tensão) terão uma alta de 3,08% nas tarifas. Já a classe de consumo industrial (alta tensão) contará com uma elevação de 4,07% nas contas de luz.


Os consumidores residenciais e de pequenos comércios (baixa tensão) no Ceará terão uma redução 0,39% nas tarifas. Já a classe de consumo industrial (alta tensão) contará com uma elevação de 1,44% nas contas de luz. Serão atingidos3,4 milhões de unidades consumidoras no Estado.


Em Sergipe, a alta valerá para752 mil unidades consumidoras.Os consumidores residenciais e de pequenos comércios (baixa tensão) terão um aumento de 8,14% nas tarifas. A classe de consumo industrial (alta tensão) contará com uma elevação de 11,33% nas contas de luz.


O novo custo da energia fornecida pela Energisa Sergipe será praticado pelos próximos 12 meses, até o próximo processo de reajuste tarifário anual.


Para calcular os índices de reajuste, a Aneel observa a variação dos custos associados à prestação do serviço. No conjunto de despesas, a agência considera valores de aquisição e transmissão de energia elétrica, encargos setoriais e custos típicos da atividade de distribuição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos