CNI: Expectativa do consumidor melhora em abril, após queda em março
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quarta-feira mostra que os brasileiros ficaram mais confiantes em relação à economia em abril. Depois da queda de 2,3% registrada no terceiro mês de 2017, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) aumentou 1,4% e atingiu 103,4 pontos. Com isso, destacou a CNI, o índice ficou 6,1% acima do verificado em abril de 2016, quando se situou em 97,5 pontos.
"Mesmo assim, o indicador continua abaixo da média histórica, iniciada em março de 2001, que é de 108,6 pontos", disse a instituição.
Na avaliação dos economistas da CNI, a recuperação no desempenho do Inec é resultado da melhora das perspectivas dos brasileiros em relação à inflação, ao emprego, à renda pessoal, ao endividamento e à situação financeira para os próximos seis meses. "Melhoraram, especialmente, as perspectivas sobre a evolução dos preços. O indicador de expectativas para a inflação subiu 5,8% em relação a março e está 9,3% acima do registrado em abril do ano passado. Quanto maior o índice, maior é o número de pessoas que espera a queda da inflação", explicou a confederação.
O indicador de expectativa de desemprego subiu 2% entre março e abril e ficou 6,8% maior do que o de abril de 2016. A conclusão é que mais pessoas acreditam na redução do desemprego. O indicador de expectativa de renda pessoal aumentou 1,1%; o de endividamento cresceu 3,3%; e o de situação financeira teve alta de 0,9% frente a março.
Apenas o indicador de compras de bens de maior valor, como eletrodomésticos e móveis, recuou em abril. A queda na base mensal foi de 1,7%, mostrando que as pessoas estão cautelosas com as compras.
Segundo a CNI, o objetivo do Inec é antecipar tendências de consumo. "Consumidores com perspectivas positivas em relação ao emprego e à situação financeira tendem a comprar mais, o que contribui para a retomada da atividade econômica", informou a confederação.
A pesquisa de abril foi realizada em parceria com o Ibope. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 7 e 11 de abril.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.