IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale quer aumentar remuneração da diretoria e do conselho em 78%

20/04/2017 13h24

Além da eleição do novo conselho de administração para a Vale, a assembleia geral ordinária dos acionistas da Vale marcada para esta quinta-feira (20) também deverá votar a proposta de aumento significativo na remuneração dos administradores da mineradora.


Para o exercício 2017, é proposto o pagamento de R$ 161,1 milhões para os membros da diretoria, conselhos de administração e fiscal e dos comitês de assessoramento, valor 78% maior do que o aprovado no ano passado.


A companhia justifica o aumento ao bônus que voltou a ser pago em 2017 à valorização da cotação das suas ações, o que elevou o montante da remuneração atrelada aos papéis.


Além disso, mudanças projetadas para a estrutura do conselho de administração e da administração da Vale também contribuíram para o aumento do orçamento para 2017.


Minoritários


Os acionistas minoritários da Vale que usaram o voto a distância rejeitaram por maioria a proposta de remuneração dos administradores e dos membros do conselho fiscal da companhia para 2017.


A medida, porém, não deve ter efeito prático, pois o tema será decidido hoje, na assembleia, pela Valepar, o grupo de controle da Vale. A Valepar tem a maior parte das ações ordinárias e também possui ações preferenciais da mineradora.