Bolsas

Câmbio

Sobe de 17% a 21,3% percentual de brasileiros que planejam viajar

O percentual de brasileiros que têm a intenção de viajar nos próximos seis meses aumentou de 17%, em março de 2016, para 21,3%, no mês passado, segundo a última Sondagem do Consumidor Intenção de Viagem, pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com duas mil famílias em sete capitais brasileiras.




Nesse universo, a maioria, de 73%, quer viajar pelo Brasil, enquanto os 27% restantes pretendem ir ao exterior.




Segundo a pesquisa feita mensalmente pela FGV para o ministério do Turismo, o aumento da intenção de viagem para os próximos seis meses ocorreu em cinco das sete capitais pesquisadas: Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O plano de fazer turismo diminuiu em Belo Horizonte (BH) e Salvador (BA).




O maior crescimento foi registrado na capital paulista, de 17,8% em março do ano passado para 23,9%, ou 6,1 pontos percentuais, em 2017.




O Nordeste manteve a liderança da preferência do turista nacional, com 41,5% do total de viajantes, seguido pelo Sudeste, com 29,6%.




A maioria dos potenciais viajantes pretende se deslocar de avião ? são 62,4% ? e se hospedar em hotéis ou pousadas, 53,4%.




As segundas opções de transporte e hospedagem são o automóvel, com 22,5% das preferências, e a casa de parentes e amigos, com 33,6%.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos