CAE do Senado aprova destinar à educação verba desviada por corrupção
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, projeto que destina ao Fundo Social os recursos desviados por atividades de corrupção e posteriormente recuperados pelo Poder Público.
A proposta foi votada em caráter terminativo na CAE - ou seja, se não houver recurso apresentado por senadores para apreciação em plenário, o texto segue diretamente à Câmara dos Deputados.
O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) é o autor da proposta. A destinação ao Fundo Social, segundo ele, se justifica pela expectativa de que os recursos serão usados para financiar a educação - um dos objetivos do Fundo, nos termos da sua lei de criação.
Emendas apresentadas durante a tramitação e agregadas ao texto ressalvaram que a destinação proposta será apenas no caso de dinheiro recuperado de corrupção na esfera da União. O Fundo Social é federal, e não caberia incorporar a ele bens e direitos originários de Estados e municípios, sendo justo que estes entes reivindiquem o montante a que têm direito.
Da mesma forma, a regra se aplica a entidades que integram a administração pública indireta, em particular às empresas públicas e às sociedades de economia mista, cujos patrimônios não se confundem com os de seus controladores e que, portanto, não devem ser lesados por ocasião da eventual recuperação de ativos desviados por práticas de corrupção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.