Bolsas

Câmbio

BC institui comitê consultivo do mercado de câmbio no Brasil

O Banco Central (BC) instituiu, nesta sexta-feira, o Comitê Consultivo do Mercado de Câmbio do Brasil, uma parceria da instituição com participantes do mercado de câmbio brasileiro.


Em nota, o BC explica que o comitê funcionará como um fórum para discutir questões conjunturais e estruturais do mercado de câmbio, sem caráter deliberativo, e tem entre seus objetivos "promover a adesão dos participantes do mercado ao Código Global de Câmbio", que reúne os princípios de boas práticas a ser adotados em todos os países de maneira uniforme, buscando um ambiente de maior confiança entre os agentes que operam no mercado de câmbio, favorecendo mercados mais competitivos.


A criação desse novo fórum foi antecipada pelo Valor no fim de março, em entrevista com o diretor de política monetária da autoridade monetária, Reinaldo Le Grazie. Em sua primeira reunião, na sede do BC em São Paulo, o comitê aprovou proposta de dar apoio à publicação do código global.


O Código Global de Câmbio (FX Global Code), que será publicado no dia 25, em Londres, é resultado de um trabalho de cooperação global que contou com o Banco de Compensações Internacionais (BIS), bancos centrais e membros do setor privado. A adesão é voluntária. O processo faz parte do "Foreign Exchange Working Group" do BIS e sua primeira fase foi apresentada em maio de 2016. Agora, serão apresentados os mecanismos de aderência.


Ainda de acordo com o BC, o comitê de câmbio brasileiro buscará garantir que o mercado se mantenha alinhado às melhores práticas internacionais, além de ser um canal de comunicação entre os diversos participantes do mercado doméstico.


O comitê terá interação com órgãos semelhantes de outros países e representará os interesses do Brasil em fóruns globais.


Segundo o BC, farão parte do grupo pessoas com profundo conhecimento técnico na área de câmbio de bancos, empresas, bolsas, corretoras, associações e federações de classe.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos