Bolsas

Câmbio

Petróleo garante resultado positivo da indústria fluminense em março

Apesar da forte crise financeira do Estado do Rio, a produção fluminense continuou a crescer em março, puxada pelos segmentos extrativo e de derivados do petróleo, que representam juntos cerca de 60% do setor industrial no Estado.


A atividade industrial do Rio de Janeiro avançou 0,7% em março, ante fevereiro na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. Foi o terceiro mês seguido de crescimento, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional).


"Se uma dessas atividades mostrar resultado positivo, acaba puxando a indústria como um todo, e é o que está acontecendo na indústria extrativa", disse o analista da coordenação de indústria do IBGE Rodrigo Lobo. O instituto não divulga os percentuais de crescimento por segmento na série com ajuste sazonal, na comparação com mês imediatamente anterior.


Em relação a março do ano passado, a indústria fluminense também cresceu, com avanço de 6,1% em março deste ano, o melhor resultado neste tipo de comparação desde janeiro de 2013, quando a atividade avançou 12,6%. Duas atividades puxaram este crescimento: a indústria extrativa cresceu 10,1% em março, no confronto com igual mês do ano anterior, e a metalurgia subiu 36,3% no período.


Segundo Lobo, o Rio de Janeiro foi o Estado que mais contribuiu para o crescimento médio de 1,1% da produção industrial do país como um todo em março, na comparação com igual mês do ano passado, embora essa alta na indústria fluminense tenha sido beneficiada, em parte, pela base baixa de comparação. Em março de 2016, a atividade industrial havia despencado 11,1% na comparação com igual mês em 2015.


Nos três primeiros meses do ano, a indústria do Rio de Janeiro acumula alta de 4,8%, na comparação com o mesmo período de 2016. Já no acumulado em 12 meses encerrados em março, a produção industrial cai 0,7%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos