Bolsas

Câmbio

Volume de serviços cai 2,3% em março, pior resultado desde 2012

O volume de serviços prestados no país teve queda de 2,3% entre fevereiro e março, feito o ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o pior resultado do setor desde o início da série, em 2012.Em fevereiro, perante o mês anterior, o setor havia crescido 0,4% (dado revisado de alta de 0,7%).


Com isso, o volume de serviços registrou queda de 5% nos 12 meses encerrados em março e acumulou retração de 4,6% no primeiro trimestre.O IBGE apontou ainda queda de 5% no volume de serviços prestados em março de 2017, ante igual mês do ano anterior.


Já a receita nominal do setor de serviços caiu 1% em março, perante o mês anterior, feito o ajuste sazonal, mas apresentou avanço de 1% em relação a março de 2016. Nos 12 meses até março, o indicador subiu 0,1% e, no primeiro trimestre, acumulou elevação de 1,1%.


Segmentos


Todos os segmentos registraram queda de fevereiro para março: Serviços prestados às famílias (-2,1%); Outros Serviços (-1,2%); Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-1,1%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,8%) e Serviços de informação e comunicação (-0,4%). O agregado especial das Atividades turísticas apresentou crescimento de 0,9% na comparação com fevereiro, feito o ajuste sazonal.


Ante março de 2016, o resultado também foi negativo em todas as atividades: Serviços prestados às famílias (-1,9%); Outros Serviços (-14,6%); Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-2,1%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-10,2%) e Serviços de informação e comunicação (-1,4%). O agregado especial das Atividades turísticas apresentou queda de 4,6%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos