IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar tem maior alta em quase 2 meses de olho em Trump

17/05/2017 17h25

O dólar disparou nesta quarta-feira, registrando a maior alta em quase dois meses, após seis pregões consecutivos de queda. Apenas hoje, a cotação saltou 1,16%, para R$ 3,1313, após bater R$ 3,1353 na máxima. A alta é a mais forte desde 23 de março (1,34%).


O mercado piorou o sinal na parte da tarde, quando ativos em todo o mundo aprofundaram as perdas. O índice de volatilidade VIX, termômetro do "medo" de Wall Street, dispara mais de 40% nesta tarde. O iene salta quase 2%, e moedas emergentes caem cerca de 1%, na maior baixa desde 4 de maio.


Operadores dizem que os negócios aqui mantiveram algum "sangue frio" pela manhã na expectativa de que com o passar das horas a aversão a risco amenizasse. Mas o que ocorreu foi o contrário, o que levou "players" a demandar mais proteção no mercado - tanto via compra de dólar quanto de juros futuros de prazos mais longos.


Investidores passaram a lidar com especulações de que o presidente americano, Donald Trump, pode até mesmo passar por um processo de impeachment, caso se confirme crime federal. Isso porque o "The New York Times" publicou que Trump pediu ao ex-diretor do FBI, James Comey, para encerrar uma investigação sobre a suposta ligação de Michael Flynn, ex-assessor de Segurança Nacional, com a Rússia.


Ainda há dúvidas sobre a sustentabilidade do mau humor externo, mas analistas alertam que o risco Trump definitivamente entrou no radar e ameaça acabar com a calmaria que vinha sendo observada nos ativos.