IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente do BC diz ter trabalho contínuo para orientar os mercados

18/05/2017 18h03

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta quinta-feira que a autoridade monetária tem atuado fazendo o seu papel de "manter a funcionalidade do mercado".


"Nós temos atuado fazendo nosso papel, que é o papel do Banco Central de manter a funcionalidade do mercado, trabalhando de forma serena, de forma firme, usando os instrumentos que a gente tem", disse o presidente do Banco Central, ao chegar à sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, para participar de reunião com o ministro Henrique Meirelles.


Goldfajn disse ainda que o BC esteve intervindo nos mercados financeiros (com oferta de contratos de swap cambial) em coordenação com o Ministério da Fazenda e do Tesouro Nacional.


"Temos vários instrumentos. Estamos trabalhando para acalmar os mercados, para atravessar esse período e é um trabalho contínuo, um trabalho sereno, um trabalho firme", afirmou.


O presidente do Banco Central disse ainda que a questão de política monetária é uma questão separada das decisões tomadas nesta quinta-feira. "A questão que nós estamos atuando hoje não tem uma relação mecânica e direta com a política monetária. A política monetária é uma decisão que será tomada nas reuniões ordinárias do Copom [Comitê de Política Monetária], baseada nos objetivos tradicionais do Copom", afirmou.