IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fitch reduz ratings da JBS e põe nota em observação para rebaixamento

22/05/2017 21h53

A Fitch Ratings reduziu os ratings de probabilidade de inadimplência do emissor de curto e longo prazo em moedas estrangeira e local e as notas sênior não garantidas da JBS de 'BB+' para 'BB'. A Fitch também rebaixou a classificação no rating de escala nacional da empresa de 'AA+' para 'AA' (bra). Todas essas classificações foram colocadas em observação para possível rebaixamento.


Segundo a agência de classificação de riscos, os rebaixamentos vêm depois do anúncio de que alguns executivos da JBS assinaram um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, que foi ratificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O acordo prevê o pagamento de multa de R$ 225 milhões por esses executivos. Este acordo não inclui potenciais multas ou outras ações contra a JBS.


"A magnitude deste acordo, que inclui a admissão de pagamentos de subornos a vários políticos, deve prejudicar a diversidade de fontes de financiamento da JBS e deverá resultar no cancelamento ou atraso da oferta pública inicial (IPO) de sua unidade internacional", diz nota da Fitch divulgada nesta segunda-feira.


"A curto prazo, o anúncio deverá prejudicar a capacidade da empresa de expandir seus negócios e desalavancar sua estrutura de capital, que ficou baixo para a categoria de rating, com alavancagem líquida em 4,4 vezes em 2016", informa o comunicado.


A agência colocou a empresa em observação para possível rebaixamento em razão da incerteza em torno do resultado dessa ação judicial e do impacto financeiro das investigações sobre a empresa que vêm sendo executadas pelas autoridades brasileiras.