IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil perde muito tempo com crise política, diz presidente da Marfrig

24/05/2017 11h07

Os eventos políticos que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos, com destaque para as delações da última semana envolvendo o presidente Michel Temer, fazem com que o Brasil perca muito tempo na opinião de Martin Secco, CEO da Marfrig Global Foods. Segundo ele, o país tem grandes oportunidades, é uma reserva alimentar do mundo, mas vem sofrendo eventos que o faz perder tempo.


"Estávamos pensando que a situação do Brasil começava a se normalizar, que os eventos já estavam todos sobre a mesa, firme no caminho de retomada com crescimento da economia, recuo da inflação para níveis razoáveis e foco em reformas importantes para o país como a da previdência e a trabalhista", afirmou o executivo, em evento promovido pela Latin Finance Assessoria em Finanças, em São Paulo.


Agora, segundo Secco, o foco fica em resolver os problemas políticos. O executivo lembra que o setor de proteínas é influenciado porque um dos principais produtores [a JBS] está envolvido nas denúncias recentes de corrupção.


"Não era uma situação esperada por nós. Temos relacionamento diário com o mercado pecuarista, que também requer confiança. Isso foi perturbado. Os mercados internacionais estavam se recuperando da [operação] Carne Fraca [da Polícia Federal]".


Secco destaca o anúncio feito no começo de maio da oferta inicial de ações (IPO) de uma unidade da empresa nos Estados Unidos. Os planos da operação continuam e a expectativa é que a operação valorize a companhia. "Todos esses eventos não ajudam do ponto de vista de imagem do país. Espero que isso acabe de uma vez por todas e que o Brasil retome a confiança que o país merece".


O executivo lembra ainda do cenário vivido há três semanas, com o governo buscando a aprovação das reformas. "Para chegar novamente a esse cenário, vai ter que passar muita água embaixo da ponte".