IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança do comércio cai em maio após cinco altas seguidas, nota FGV

25/05/2017 08h56

A confiança do comércio diminuiu em maio, mostrou aFundação Getulio Vargas (FGV).O Índice de Confiança do Comércio caiu 0,5 ponto, indo de 89,1 pontos em abril para 88,6 pontos um mês depois. O resultado ocorre após cinco altas consecutivas, quando o indicador acumulou avanço de 11,1 pontos. Ante maio de 2016, houve alta, de 14,6 pontos.


"Mesmo após ter avançado expressivamente nos meses anteriores, a acomodação da confiança do comércio em maio ocorre em um patamar ainda baixo em termos históricos. Nota-se recentemente uma melhora de humor nos segmentos relacionados às vendas a prazo, um possível reflexo da tendência de queda dos juros e liberação de recursos do FGTS. A coleta de dados para a pesquisa de maio já estava quase terminando quando foi deflagrada uma crise política, no dia 17, com potencial para aumentar o grau de incerteza econômica e afetar o ritmo já lento de recuperação do setor", afirmou, em nota, Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas da FGV-Ibre.


A queda da confiança em maio ocorreu em seis dos 13 segmentos pesquisados e foi determinada pela piora no Índice de Expectativas (IE), que teve baixa de 1 ponto no mês, para 94,8 pontos, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA) ficou estável em 82,9 pontos.


A maior contribuição para a piora das expectativas foi dada pelo quesito que mede o otimismo com a situação dos negócios nos seis meses à frente, que recuou 1,1 ponto ante abril, para 94,3 pontos.


Apesar da estabilidade do ISA em maio, o índice avançou pelo quarto mês consecutivo quando considerada a métrica de médias móveis trimestrais. Paralelamente, outro indicador sinaliza melhora do ambiente de negócios no ano. É um indicador de "desconforto", construído com dados da Sondagem do Comércio ao se agregar as proporções de empresas que apontam três fatores limitativos à melhoria dos negócios diretamente relacionados ao mau humor empresarial: demanda insuficiente, custo financeiro e acesso a crédito bancário.


A edição de maio da sondagem do comércio colheu informações de 1.118 empresas entre os dias 2 e 23 deste mês.