IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's rebaixa ratings em escala nacional do município do Rio

31/05/2017 14h35

A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta quarta-feira os ratings em escala nacional brasileira do município do Rio de Janeiro de Aa1.br para Aa2.br. Além disso, reafirmou a nota de emissor em escala global do Rio em Ba2. A perspectiva para ambos os ratings é negativa.


Em nota, a Moody's informou que o rebaixamento dos ratings do município do Rio de Janeiro na escala NSR segue ação similar para os dos títulos de dívida do governo brasileiro "e reflete os fortes laços financeiros e econômicos entres os governos federal e municipais no Brasil".


Ainda de acordo com a Moody?s, "os últimos eventos políticos provavelmente comprometerão a capacidade do governo federal de aprovar as reformas estruturais que são necessárias para o reequilíbrio da posição fiscal dos Estados e municípios".


"No entanto, a Moody's mantém a expectativa de que Estados e municípios brasileiros continuarão focados no controle de gastos e na adaptação de suas estruturas de custos de modo a permitir uma estabilização progressiva de seus respectivos equilíbrios fiscais, mesmo na ausência de um crescimento visível na receita tributária resultante de uma incipiente recuperação econômica esperada em 2017", diz a agência.


A Moody's ressalta que os ratings atribuídos são suportados pelo forte quadro institucional e pelo monitoramento próximo que o governo federal realiza sobre Estados e municípios. "A agência segue vendo o quadro institucional do Brasil como positivo para Estados e municípios em comparação aos pares internacionais", diz a Moody's.


A agência também reafirmou os ratings dos Estados do Paraná, Bahia e Maranhão. No Paraná os ratings de emissor foram afirmados em Ba3 (escala global, moedas local e estrangeira) e em A1.br (escala NSR, moedas locas e estrangeira), com uma perspectiva estável. Na Bahia, foram afirmados em Ba3 (escala global, moeda local) e em A2.br (escala NSR, moeda local) com uma perspectiva estável, enquanto no Maranhão foram afirmados em Ba3 (escala global, moedas local e global) e em A3.br (escala nacional, moeda local), também com perspectiva estável.