Bolsas

Câmbio

Bolsas de Nova York terminam semana com novos recordes de pontuação

A criação de vagas bem abaixo do esperado na economia americana em maio gerou um movimento pouco usual nos mercados americanos: bolsa e renda fixa se valorizaram ao mesmo tempo. As altas simultâneas pareceram um contrassenso, uma vez que os títulos do governo americano ganham demanda em momentos de cautela, enquanto as ações se beneficiam de um aumento do apetite ao risco.


Os principais índices acionários em Wall Street fecharam com recorde triplo, com Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq nas máximas históricas, pela segunda sessão seguida. Enquanto isso, os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) - que se movem de maneira inversa aos preços - voltaram para os menores níveis do ano.


Segundo analistas, os investidores dos diferentes segmentos pareceram focar em aspectos e interpretações distintas do levantamento do Departamento de Trabalho. A demanda pelos Treasuries se fortaleceu em meio à sugestão de que o país passa por um momento indefinido em relação ao crescimento da economia. Tal cenário pode manter o Federal Reserve na defensiva após o encontro de política monetária em junho.


Por outro lado, as ações se valorizaram hoje apoiadas no novo recuo da taxa de desemprego, para 4,3%, no menor nível em 16 anos, e em relatos de alguns setores que já sentem a falta de mão de obra. Hoje o payroll mostrou um avanço ainda lento do ganho médio por hora trabalhada, que subiu 0,15% no mês e 2,5% no ano, um pouco abaixo das estimativas de 0,2% em maio. A expectativa é que o mercado de trabalho cada vez mais apertado leve a uma aceleração nos ganhos salariais nos próximos períodos e a um crescimento dos gastos com consumo.


Após ajustes, o Dow Jones fechou em alta de 0,29% a 21.206,29 pontos e superou pela primeira vez na história os 21,2 mil pontos. O S&P 500 alcançou ganho de 0,37% a 2.439,07 pontos, na nova máxima. O Nasdaq conseguiu ultrapassar os 6,3 mil pontos após registrar avanço de 0,94% a 6.305,79 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos