IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IBGE: "Carne Fraca" gerou impacto na indústria de alimentos em abril

Rogério de Santis/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Rogério de Santis/Futura Press/Estadão Conteúdo

02/06/2017 11h46

A produção da indústria de alimentos caiu 16,4% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, sob efeito de uma série de impactos negativos. Foi a maior queda de toda a série histórica da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), iniciada em 2003.

A Operação Carne Fraca, desencadeada pela Polícia Federal em março e que provocou restrições à exportação de carnes, afetou o resultado de abril, disse o gerente da coordenação de indústria do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), André Macedo.

Mas o maior impacto no resultado da indústria de alimentos foi a queda na produção de açúcar. Houve um atraso na moagem da cana devido a fatores climáticos no período, segundo o economista do instituto.

Outros itens também foram importantes para puxar para baixo a produção de alimentos em abril, de acordo com o IBGE. O mês teve dois dias úteis a menos que abril de 2016 e ainda teve uma elevada base de comparação, já que a indústria alimentícia havia crescido 13,5% em abril de 2016, ante abril do ano anterior, o que foi o segundo melhor resultado de toda a série histórica, na comparação com igual mês do ano anterior.

Em abril, a retração no segmento como um todo apresentou-se de forma bem espalhada em relação a igual mês do ano anterior. Cerca de 83% das atividades industriais do setor de alimentos mostraram recuo na comparação com abril do ano passado.

Macedo lembrou que há um mercado consumidor interno reprimido, principalmente devido ao mercado de trabalho em deterioração. "Esse é um aspecto interno que afeta os resultados", disse o economista.