Bolsas

Câmbio

Para petistas, julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE será suspenso

Nos corredores do Congresso Nacional do PT, um assunto recorrente é a expectativa pelo julgamentoda ação que investiga se a chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014. O julgamentopelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode levar o atual presidente à perda do mandato.


Na avaliação dos petistas, é improvável que o julgamento seja concluído sem nenhuma suspensão por pedido de vistas de um dos ministros da Corte.


O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou ao Valor PRO, serviço de informação em tempo real doValor,que a expectativa é pelo pedido de vista logo após a leitura do parecer do relator Herman Benjamin.


Mesmo alegando não estar acompanhando o noticiário sobre o julgamento, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que é a mais cotada para ser eleita nova presidente do partido neste sábado (3), disse que o que tem escutado dos correligionários é que se espera que um dos ministros peça vistas sobre o parecer do relator. Gleisi lamentou a possibilidade de Temer ser absolvido, em meio à possibilidade de o processo ser julgado sem considerar as acusações da Odebrecht e de João Santana e Mônica Moura.


Na avaliação de Falcão, "o desgaste do governo Temer pode chegar a um ponto tão crítico que a única alternativa dele pode ser a renúncia, para reabilitar sua imagem política".


No mesmo sentido, Gleisi disse ao Valor PROque acredita que as pressões das manifestações populares podem fazer com que Temer decida deixar o comando do Palácio do Planalto no longo prazo.


Seguindo o tom usado na abertura do Congresso, Falcão reforçou que é necessário viabilizar a realização de eleições diretas e de manter o discurso contrário ao da agenda reformista defendida por Temer.


"Apresentaremos proposta para antecipar eleições gerais para este ano. Quem protocolará na Câmara será o líder Carlos Zarattini", disse Falcão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos