Bolsas

Câmbio

Enel inicia operação de parque solar Lapa, na Bahia

A italiana Enel iniciou nesta segunda-feira a operação do parque solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, com dois meses de antecipação em relação ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a companhia, o empreeendimento, que soma 158 megawatts (MW) de potência, já é o maior em operação no país.


O parque é formado por duas usinas, a Bom Jesus da Lapa, com 80 MW, e a Lapa, com 78 MW.


A Enel investiu aproximadamente US$ 175 milhões na construção do parque, que tem contrato de fornecimento de energia por 20 anos. Segundo a empresa, uma nova estratégia de comissionamento foi implementada, baseada na sinergia com as empresas de construção em campo e em suporte remoto. Isso permitiu uma redução de 70% no tempo necessário para colocar a planta em operação.


A companhia ganhou os projetos no leilão de energia de reserva (LER) de 2015, quando também contratou os projetos Horizonte (103 MW) e Nova Olinda (292 MW), atualmente em construção.


Na Bahia, a Enel Green Power Brasil Participações (EGPB), controlada pela Enel, opera 264 MW em energia eólica e está construindo os parques solares Ituverava (254 MW) e Horizonte (103 MW), assim como os projetos eólicos Morro de Chapéu (172 MW), Delfina (180 MW), e Cristalândia (90 MW).


A empresa tem um total de 442 MW em energia eólica e 649 MW em solar em construção no Brasil atualmente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos