Anfavea: Produção de veículos sobe 33,8% em maio e venda avança 16,4%

A indústria automobilística registrou crescimento de 33,6% no nível de produção de maio, na comparação com o mesmo mês de 2016, com 237 mil veículos. No acumulado do ano, a produção de veículos somou 1,037 milhão unidades, alta de 23,4 % ante um ano antes.


Apesar disso, os dirigentes do setor não se mostraram muito entusiasmados com o resultado. O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, lembrou que maio teve grande quantidade de dias úteis. Ele recordou ainda que a ociosidade nas fábricas continua elevada - atinge 50% nas linhas de carros e a quase 80% em caminhões.


O nível de estoques no quinto mês de 2017 manteve-se equilibrado em relação a abril. A quantidade de veículos nos pátios das fábricas e das concessionárias é suficiente para 33 dias de vendas internas. Isso significa, segundo Megale, que tudo o que foi produzido no mês passado foi vendido.Apesar do cenário positivo, o presidente da Anfavea disse que a entidade está atenta ao quadro político e aguardando as definições.


Vendas


A queda da inflação e a retração nas taxas de juros começam a se refletir nas vendas de veículos, segundo os dirigentes das montadoras, e que se reflete nos resultados divulgados pela Anfavea. Em maio, foram vendidos no Brasil 195,5 mil veículos, aumento de 16,8% um ano antes. O país somou 824,5 mil unidades licenciadas de janeiro a maio, elevação de 1,6% em relação ao mesmo intervalo de 2016.


O cenário melhor começa a beneficiar também o segmento de caminhões. O ano começou com queda de vendas de 33% perante o calendário anterior e agora a retração está em 19%, segundo o vice-presidente da Anfavea, Luis Carlos Gomes de Moraes. Para ele, no entanto, o Produto Interno Bruto (PIB) precisa crescer mais. Para isso, destacou, é essencial a aprovação das reformas. "O país tem pressa e esperamos que Brasília perceba isso", disse na divulgação dos resultados do mês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos