IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa nega retaliação ao grupo J&F

09/06/2017 15h04

A Caixa Econômica Federal refutou que esteja criando dificuldades para o grupo J&F após a delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, controladores da holding, conforme o noticiário dos últimos dias.


Por meio de uma nota de esclarecimento divulada nesta sexta-feira (9), o banco afirma que não está retaliando o grupo "no processo de negociação em andamento".


Segundo a Caixa, a versão de que o governo estaria usando a Caixa para retaliar as empresas da J&F também não é verdadeira e "tumultua o ambiente negocial, prejudicando a todos e gerando dúvidas no mercado".


A Caixa afirma que, nas negociações com o grupo J&F, as análises e os posicionamentos da instituição baseiam-se exclusivamente na "esfera técnica" e buscam preservar os interesses do banco.


A nota é uma resposta ao noticiário dos últimos dias, de que a instituição teria cortado linhas de crédito para as empresas da J&F e que o governo estaria usando o banco estatal para retaliar o grupo. A delação de Joesley atingiu diretamente o presidente Michel Temer.


Ainda de acordo com o banco, no caso envolvendo a empresa de produtos de limpeza Flora, que também faz parte do grupo, não houve antecipação de vencimento de dívida, mas sim o vencimento normal da obrigação, conforme previsão contratual.


O jornal "Folha de S.Paulo" noticiou nesta sexta-feira que a Caixa teria cobrado antecipadamente um empréstimo de R$ 50 milhões à Flora, que venceria apenas em 2018. O jornal diz que o banco estaria tentando bloquear o acesso das empresas do grupo a linhas de crédito.