Bolsas

Câmbio

Vendas no Dia dos Namorados caem quase 10%, aponta SPC

As vendas parceladas do Dia dos Namorados caíram 9,6% neste ano, um recuo forte, mas menos intenso que o de 15% registrado no ano passado, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).


Desde 2014, as vendas na data registram resultado negativo. Naquele ano, o recuo foi de 8,6% e, em 2015, de 7,82%.


Em nota, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, diz que o resultado demonstra que a aguardada recuperação das vendas no varejo deverá ser, novamente, adiada. "Embora os juros estejam diminuindo e a inflação em patamar abaixo da meta, o comércio só deverá sentir os efeitos positivos do fim da recessão quando a recuperação econômica se refletir em aumento da renda e da empregabilidade, fato que ainda não aconteceu."


Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o comprometimento da renda e a menor oferta de crédito forçou o brasileiro a comprar presentes à vista. "Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista", explica.


Uma pesquisa do SPC Brasil e da CNDL já apontava que o pagamento em dinheiro seria utilizado por 69% dos compradores, com ticket médio de R$ 124,00. Roupas (30%), perfumes e cosméticos (18%), calçados (11%), além de acessórios como cinto, óculos e bolsas (9%) lideraram a lista de presentes mais procurados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos