IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Justiça arquiva ação contra presidente do Bradesco na Zelotes

14/06/2017 17h01

Atualizada às 20h - 10ª Vara Federal de Brasília confirmou nesta quarta-feira a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que determinou o arquivamento (trancamento, no jargão jurídico) da ação penal contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, "por falta de justa causa, nos termos do voto do relator", em caso relacionado à operação Zelotes. Na prática, os desembargadores entenderam que não existem provas da participação de Trabuco que justifiquem o prosseguimento da ação penal.


O Ministério Público Federal ainda pode recorrer da decisão no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).


O processo contra os demais executivos do Bradesco na ação penal no caso relacionado à Zelotes prossegue.


Também respondem a processo na 10ª Vara Federal de Brasília o vice-presidente, Domingos Figueiredo de Abreu, e o diretor-gerente de controladoria do Bradesco, Luiz Carlos Angelotti.


A Zelotes investiga o suposto pagamento de propinas por bancos e empresas para a compra de decisões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).


A defesa de Trabuco entrou com pedido de habeas corpus no Tribunal em abril deste ano. Em março, o juiz Vallisney de Souza Oliveira havia negado a absolvição sumária dos acusados na ação penal da Zelotes.


Além do processo penal, o banco responde a um processo administrativo, aberto pela Corregedoria Geral do Ministério da Fazenda em abril.