IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Líder do PSDB diz que possibilidade de partido deixar base aumentou

28/06/2017 17h01

Antes de participar da reunião semanal da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, que teve participação do prefeito de São Paulo, João Doria, o líder do PSDB na Casa, deputado Ricardo Tripoli (SP), admitiu nesta quarta-feira que, em comparação com a decisão do partido na reunião da Executiva Ampliada há duas semanas, a possibilidade de o PSDB sair da base de apoio ao governo do presidente Michel Temer é maior.


"Nós dissemos desde a Executiva Nacional que monitoraríamos diariamente. Precisamos de respostas que não foram dadas", admitiu Tripoli, que defendeu que a legenda seguirá apoiando a agenda do governo para evitar instabilidades.


O líder tucano reforçou que, enquanto houver governabilidade, o PSDB manterá apoio ao Estado brasileiro, independente de quem estiver à frente do Palácio do Planalto.


Questionado sobre como os parlamentares do PSDB que são membros da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara votarão quando denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Temer chegar à Casa, Tripoli disse que "não há nenhum motivo para substituir nenhum membro da CCJ" e garantiu que "todos terão liberdade para exercerem o seu voto".


Mesmo classificando como "grave" a denúncia contra Temer, o líder do PSDB na Câmara disse que não se pode negar o direito de defesa ao presidente. Depois disso, segundo ele, o partido deve voltar a se reunir e pode tomar uma decisão sobre permanecer na base aliada.