IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Senadores Romário e Álvaro Dias se filiam ao Podemos, antigo PTN

29/06/2017 09h25

Os senadores Álvaro Dias e Romário anunciaram nas redes sociais nesta quarta-feira (28) que deixarão seus partidos para se filiarem ao Podemos (Pode), a ser lançadooficialmenteneste sábado em Brasília. Romário é hoje filiado ao PSB e, Dias, ao Partido Verde.


Apesar de autoproclamado como uma novidade no cenário político brasileiro, com o mote "Podemos mudar o Brasil", o Pode é o Partido Trabalhista Nacional (PTN) em uma nova roupagem. Fundado em 1945 como uma dissidência do PTB, o PTN é uma das siglas mais antigas do país. Era a legenda de Jânio Quadros, eleito presidente da República em 1960.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou em maio a mudança de nome da sigla, que foi a primeira da base a deixar de apoiar o governo de Michel Temer (PMDB) diante de escândalos de corrupção, no mesmo mês.


"Queremos fazer a leitura correta do que está acontecendo no Brasil", afirmou Álvaro Dias em vídeo publicado em seu perfil do Facebook. "A população quer mudança. Não admite mais esse balcão de negócios que instalou um governo corrupto no nosso país."


O senador afirmou ainda que "não se faz política sem partidos", em resposta a um crescente movimento de eleitores em prol da não-política.


Romário diz ter decidido pela mudança de sigla por reconhecer no Podemos um jeito "mais conectado com a sociedade atual" de fazer política. "O Podemos não se intitula nemdeesquerda nem de direita, é um partido que trabalha com causas, e é você, cidadão, que dirá o Brasil que devemos construir", afirmou o senador e ex-jogador de futebol em postagem em seu Facebook.


Romário e Álvaro Dias farão parte da Executiva Nacional do partido. Carioca, Romário vai presidir o Podemos no Rio de Janeiro.