IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale entrega a regulador americano formulário para conversão de ADRs

29/06/2017 11h08

A mineradora Vale entregou ao regulador do mercado de capitais americano (SEC, na sigla em inglês) o formulário para conversão de recibos de ações (ADRs) nos Estados Unidos, necessário para formalizar o processo de reestruturação societária da empresa.


No formulário, são informadas as condições para a troca, que são iguais às já divulgadas pela mineradora no Brasil, com proporção de 0,9342 ADR ordinário por ADR preferencial.


A companhia também reforça que a reorganização da sua estrutura, por meio da qual a atual controladora Valepar será incorporada à empresa, aumentará o número de ações em circulação ? o que, por sua vez, vai reduzir os lucros por ação e causar uma diluição de aproximadamente 3% dos outros acionistas da Vale.


No documento, a companhia também destaca que a operação não tem como objetivo retirar os ADRs preferenciais da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), "a menos que a oferta resulte na conversão de todas as ações preferenciais (incluindo ações preferenciais representadas por ADRs preferenciais) em ações ordinárias".


No entanto, a empresa ressalta que os acionistas da Valepar vão tomar "todas as medidas necessárias" para registrar a Vale no Novo Mercado, principal segmento de governança corporativa da bolsa brasileira, que só permite a listagem de empresas com capital ordinário.


O formulário entregue à SEC também lembra aos investidores que aqueles que não trocarem seus ADRs vão continuar detendo esses papéis, mas a conversão "reduzirá substancialmente" o número negociado publicamente. Tal redução, diz a Vale, provavelmente vai afetar "de maneira adversa" a liquidez, a comercialização e o valor de mercado das PNs.


"Embora não tenhamos qualquer plano para uma transação que resultaria na exclusão das ADRs preferenciais, nós [Vale] ou os acionistas da Valepar podemos propor transações adicionais para esse fim no futuro", afirma.