Aécio pede que inquérito contra ele seja distribuído a Gilmar Mendes
A defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) pediu, nesta sexta-feira, para que mais um dos inquéritos abertos contra ele com base nas delações da Odebrecht saia das mãos do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e vá para a relatoria de Gilmar Mendes.
Nesse inquérito, Aécio é suspeito de receber propina da empreiteira para favorecê-la em contratos das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira.
Para os advogados do senador, o objeto desse inquérito - irregularidades no setor elétrico - não tem relação com a Operação Lava-Jato. Portanto, o processo não deveria ter sido distribuído automaticamente ao gabinete de Fachin.
No documento protocolado no STF, a defesa diz que a investigação é ligada a outro processo, de relatoria de Gilmar, que apura casos de corrupção no setor elétrico supostamente iniciados a partir da influência do PSDB e de Aécio na diretoria de Furnas. Portanto, deve ficar sob responsabilidade do mesmo ministro.
"O cotejo entre ambas as portarias de instaurações não deixa dúvidas", diz o advogado Alberto Toron, que representa o parlamentar. Cabe ao próprio Fachin decidir se atende ou não ao pedido da defesa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.