Bolsas

Câmbio

Bolsas da Europa fecham em alta antes de feriado nos EUA

O noticiário corporativo ditou o rumo das operações nas bolsas europeias nesta segunda-feira, véspera do feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos.


O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em alta de 1,06% a 383,41 pontos. O FTSE 100, de Londres, teve ganho de 0,88% a 7.377,09 pontos. O DAX, de Frankfurt, subiu 1,22% para 12.475,31 pontos. O CAC 40, de Paris, avançou 1,47% a 5.195,72 pontos.


O mercado francês se beneficiou da divulgação de que a petroleira francesa Total firmou um acordo para investir US$ 4,8 bilhões na exploração de um gigantesco campo de gás no Irã. Foi a primeira operação internacional no país desde que a União Europeia tirou as sanções contra o Irã no início de 2016.


O setor de energia foi um dos destaques no Stoxx 600, que viu todos os setores terminarem no positivo nesta segunda-feira. Os papéis de companhias de óleo e gás terminaram com ganho médio de mais de 2% no índice.


Outras notícias vieram de Londres, mais especificamente do banco Barclays. A instituição anunciou que vai mudar a sede para Dublin, na Irlanda, como efeito da decisão pelo Brexit. A intenção do grupo é continuar a ter acesso ao mercado da União Europeia. Os papéis do banco subiram 1,5% hoje.


O Barclays também enfrenta as primeiras acusações contra um banco global devido a ações tomadas durante a crise de 2008. O banco está sendo acusado de fraude em uma operação para levantar capital no Catar no auge da crise financeira. A notícia, porém, não chegou a afetar as cotações.


O setor bancário subiu 2,6% no Stoxx 600, com HSBC, Santander, BBVA e Julius Baer tendo subido mais de 2,5% cada. O gatilho para o desempenho foi, além dos dados econômicos fortes na zona do euro, a elevação de rating do HSBC pelo Morgan Stanley.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos