Bolsas

Câmbio

Confiança empresarial avança em julho, aponta FGV

A confiança dos empresários voltou a registrar leve recuperação em julho, após ter interrompido uma sequência de cinco altas no mês anterior. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) aumentou 0,6 ponto em julho, para 84,8, recuperando parte das perdas de 2 pontos um mês antes.


Para a Fundação Getulio Vargas (FGV), o resultado mostra que a perda de confiança decorrente da crise política deflagrada a partir de maio foi "relativamente pequena até agora". "As expectativas empresariais tornaram-se menos otimistas, comprovando a sensibilidade aos níveis de incerteza econômica, mas os indicadores que retratam o grau de satisfação das empresas com a situação corrente dos negócios mantiveram a tendência de alta gradual, em linha com a lenta retomada da economia em 2017", analisa em nota Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas Públicas do FGV/Ibre.


A maior contribuição para a alta da confiança em julho foi do Índice de Situação Atual (ISA-E), com elevação de 0,7 ponto em relação a junho, para 80,3 pontos. O Índice de Expectativas (IE-E) ficou estável em 91,7 pontos, o que implica aprofundamento da queda do indicador de médias móveis trimestrais, de 0,2 para 0,8 ponto. Para o ICE, a média móvel trimestral recuou pela segunda vez no ano, ao cair 0,1 ponto.


O ICE consolida os índices de confiança dos quatro macrosetores cobertos pelas sondagens empresariais da FGV: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. Em julho, o aumento da confiança empresarial ocorreu na indústria, nos serviços e na construção. O comércio destoou e registrou queda.


Em julho de 2017, a confiança aumentou em 53% de 49 segmentos pesquisados para o ICE.


Para esta pesquisa foram coletadas informações de 5.027 empresas entre os dias 3 e 26 de julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos