IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fachin autoriza perícia em celular de coronel amigo de Temer

08/08/2017 18h00

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a submeter o celular do coronel João Baptista Lima Filho, amigo pessoal do presidente Michel Temer, a um "procedimento especial" para extração de dados do aparelho.


A perícia será feita pelo Instituto Nacional de Criminalística, órgão especializado da PF. "A técnica a ser utilizada se faz necessária para a recuperação plena dos dados contidos no referido aparelho e requer autorização específica deste juízo pois seu uso pode ocasionar a perda de dados do celular apreendido", escreveu o delegado Josélio Azevedo de Sousa, coordenador do núcleo político da Operação Lava-Jato, no ofício encaminhado a Fachin.


"Considerando as informações, defiro a realização de todos os procedimentos necessários à ampla extração de dados", decidiu o ministro.


Em seu acordo de delação premiada, o contador Florisvaldo Caetano de Olveira, apontado como o operador de repasses ilegais da JBS a políticos, disse ter entregado R$ 1 milhão em propina ao coronel. O diretor de relações institucionais da empresa, Ricardo Saud, também delator, entregou ao Ministério Público vários documentos para comprovar que o endereço em que Florisvaldo entregou o dinheiro era o da Argeplan, empresa de Lima.