Bolsas

Câmbio

Irmãos Batista depõem nesta quarta sobre caso de insider trading

Sócios do Grupo J&F, controlador do frigorífico JBS, os irmãos Wesley e Joesley Batista prestarão depoimento à Polícia Federal (PF) em São Paulo nesta quarta-feira. Eles serão ouvidos em inquérito que apura suspeitas de crime de insider trading que ambos teriam cometido. Os Batista teriam lucrado no mercado de dólar futuro com a divulgação da delação premiada que firmaram com a Procuradoria-Geral da República (PGR).


A JBS, do Grupo J&F, comprou grandes quantidades de dólares no final do pregão do dia 17 de maio, horas antes de o Jornal "O Globo" noticiar que o empresário Joesley Batista havia gravado conversa com o presidente Michel Temer (PMDB) em que se falava sobre a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), preso em Curitiba.


Wesley será o primeiro a ser ouvido na PF paulista, a partir das 9h30. O depoimento de Joesley está marcado para começar às 14h. Os irmãos Batista prestaram ontem depoimento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que apura a ocorrência de irregularidades no âmbito administrativo.


Se a PF comprovar que os Batista cometeram insider trading, eles estarão sujeitos a responder processo penal com possibilidade de prisão e pagamento de multa. A confirmação de que praticaram ilícito também poderá repercutir no acordo de delação premiada que firmaram com a PGR.


A PF realizou apreensões em escritórios da J&F em São Paulo em busca de evidências que apontem para a prática de crime. O material ainda está sendo analisado. O Valor apurou que os investigadores consideram que a documentação apreendida será útil para a produção de provas. Os contatos e operações realizados por funcionários que atuavam na mesa de câmbio estão sendo cotejados com a cronologia das delações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos