IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Senado arquiva denúncia por quebra de decoro contra senadoras

08/08/2017 17h38

O Conselho de Ética do Senado decidiu, por 12 votos a 2, arquivar a denúncia contra as senadoras Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Regina Souza (PT-RN), Lídice da Mata (PSB-BA) e Ângela Portela (PDT-RR), por possível quebra de decoro parlamentar. Elas ocuparam por sete horas a mesa de trabalhos do Senado para tentar impedir a votação da reforma trabalhista no dia 11 de julho.


A maioria dos senadores disse que votaria pelo perdão à atitude das senadoras como forma de "apaziguar os ânimos da Casa".


Antes da votação, uma confusão iniciada pelo líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ) chegou a paralisar os trabalhos. Ele tentou impedir que a sessão ocorresse.


"Essa reunião é ridícula. Esse conselho arquivou o caso do Aécio. Tinha uma mala de dinheiro com R$ 500 mil, tudo gravado. E agora quer abrir contra as mulheres. Os senhores estão se prestando a isso?", questionou Lindbergh.


Em pé e muito exaltado, Lindbergh trocou ofensas, aos berros, com os senadores Sérgio Petecão (PSD-AC) e Gladson Cameli (PP-AC). E foi até a mesa do presidente João Alberto Souza (PMDB-MA) para impedi-lo de continuar com a reunião.


"O senhor não tem condições de ser presidente desse conselho. Se vocês quiserem fazer essa palhaçada, vai ser por cima de confusão com a gente."


"Tudo isso que você está fazendo é planejado. Respeite essa Casa, rapaz", reclamou Cameli diante dos protestos do petista.


Por fim, votaram a favor do arquivamento do caso Romero Jucá (PMDB-RR), Helio José (PMDB- DF), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Eduardo Amorim (PSDB-SE), Gladson Cameli (PP-AC), Acir Gurgacz (PDT-RO), Telmário Mota (PTB-RR), Lasier Martins (PSD-RS), José Pimentel (PT-CE), João Capiberibe (PSB-AP), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Pedro Chaves (PSC-MS).Votaram contra as senadoras e pelo prosseguimento Airton Sandoval (PMDB-SP) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).