IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ministro nega criação de contribuição maior do que imposto sindical

09/08/2017 16h38

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, descartou nesta quarta-feira a recriação de um imposto sindical obrigatório, mas, se for criada uma contribuição, não será superior a um dia de trabalho.


"Não existe possibilidade de voltar imposto sindical obrigatório", afirmou a jornalistas durante a entrevista para comentar os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). "Também não haverá contribuição maior do que imposto sindical."


Segundo ele, estuda-se a possibilidade de a convenção coletiva definir uma contribuição para suprir suas próprias despesas, mas com direito a oposição e não superior ao valor de um dia do trabalho, que é o que é descontado por ano hoje dos trabalhadores a título de contribuição sindical. Nogueira disse que esse teto estará na medida provisória que o governo vai editar para fazer ajustes às regras de modernização das regras trabalhistas.


O ministro destacou ainda que o país não verá mais números negativos do Caged até novembro. O Ministério do Trabalho divulgou nesta quarta-feira que o mercado de trabalho abriu 35.900 vagas com carteira assinada em julho.