IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PSDC vai ao TSE para se tornar o "Democracia Cristã"

10/08/2017 09h47

O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) entrou com requerimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alterar o nome da legenda para "Democracia Cristã".


Em meio à grave crise política que o Brasil atravessa, com a eclosão de escândalos de corrupção, a mudança de nome tem sido uma estratégia comum às siglas, de olho na sobrevivência nas próximas eleições.


Em 2018, o país vai eleger presidente, governadores, deputados e senadores. Pesquisa recente do instituto Ideia Big Data mostrou que cerca de 80% dos brasileiros darão preferência a "caras novas" no próximo pleito.


Em maio, o plenário do TSE aprovou a troca do nome do Partido Trabalhista Nacional (PTN) para "Podemos". Em tramitação, além do pedido do PSDC, há o do PTdoB, que quer passar a se chamar "Avante". Nos bastidores também estudam mudar de nome o Democratas (DEM), para "Centro Democrático", e o Partido Ecológico Nacional (PEN), para "Prona" - mesmo nome da legenda de "Reedificação da Ordem Nacional", de Enéas Carneiro, morto há 10 anos.


Na esteira, o cenário político brasileiro apresentou, em 2015, o Partido Novo e pode ter ainda o "Livres", tentativa de renovação do Partido Social Liberal (PSL).