Bolsas

Câmbio

PSDC vai ao TSE para se tornar o "Democracia Cristã"

O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) entrou com requerimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alterar o nome da legenda para "Democracia Cristã".


Em meio à grave crise política que o Brasil atravessa, com a eclosão de escândalos de corrupção, a mudança de nome tem sido uma estratégia comum às siglas, de olho na sobrevivência nas próximas eleições.


Em 2018, o país vai eleger presidente, governadores, deputados e senadores. Pesquisa recente do instituto Ideia Big Data mostrou que cerca de 80% dos brasileiros darão preferência a "caras novas" no próximo pleito.


Em maio, o plenário do TSE aprovou a troca do nome do Partido Trabalhista Nacional (PTN) para "Podemos". Em tramitação, além do pedido do PSDC, há o do PTdoB, que quer passar a se chamar "Avante". Nos bastidores também estudam mudar de nome o Democratas (DEM), para "Centro Democrático", e o Partido Ecológico Nacional (PEN), para "Prona" - mesmo nome da legenda de "Reedificação da Ordem Nacional", de Enéas Carneiro, morto há 10 anos.


Na esteira, o cenário político brasileiro apresentou, em 2015, o Partido Novo e pode ter ainda o "Livres", tentativa de renovação do Partido Social Liberal (PSL).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos