IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Greenpeace faz protesto no Rio contra perfuração na foz do Amazonas

14/08/2017 15h27

Ativistas do Greenpeace realizaram na manhã desta segunda-feira manifestação em frente ao escritório do Ibama no Rio de Janeiro, no centro da cidade, em defesa dos corais da Amazônia. Na ocasião, foi entregue a um representante da área de óleo e gás do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) uma carta aberta em defesa dos corais do Amazônia, assinada por 40 cientistas.


Com banners e placas posicionadas na frente do prédio, os ativistas pediram ao instituto que resista à pressão de petroleiras que planejam realizar exploração na Bacia da Foz do Amazonas, próximo do recife de corais. A britânica BP e a francesa Total aguardam licença do Ibama para iniciar perfurações na região.


"Os estudos de impacto ambiental das empresas são repletos de falhas e inconsistências e admitem a probabilidade de 30% de um derramamento de óleo atingir o recife. É um risco muito alto. Queremos que o Ibama ouça a ciência no seu parecer técnico e negue a licença ambiental", afirmou Helena Spiritus, bióloga do Greenpeace, em nota.