IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tribunal mantém Antonio Palocci na prisão

16/08/2017 17h47

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4) manteve, por unanimidade, a prisão preventiva deAntonio Palocci,ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil nos governos PT. Ele está preso desde setembro do ano passado, na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, e já foi condenado em primeira instância em uma das duas ações criminais desdobradas da Lava-Jato a que responde na Justiça Federal do Paraná.


Os desembargadores entenderam que o principal fundamento para a manutenção de Palocci na cadeia é o fato de os valores obtidos com os crimes a ele imputados ainda não terem sido sequestrados pela Justiça, havendo o risco de novos atos de lavagem de dinheiro, além do perigo de fuga.


Segundo a defesa, não estariam configurados os requisitos legais da prisão preventiva, que estaria sendo uma antecipação de pena.


O voto do relator, desembargador Gebran Neto, foi acompanhado pela Turma. Para o magistrado, os requisitos da medida cautelar não estão enfraquecidos ou afastados, mas sim reforçados pela sentença de primeiro grau, que condenou Palocci a 12 anos, 2 meses e 20 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


"Não só há boa prova, há certeza. O que era indício está provado na sentença", afirmou o desembargador Gebran Neto, em seu voto.