IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após acordo, comissão vota relatório da TLP nesta quarta

22/08/2017 15h54

(Atualizada às 18h10)Líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), confirmou acordo para votação do parecer à Medida Provisória nº 777, que institui a Taxa de Longo Prazo (TLP), na comissão especial que analisa a medida, para as 9h da manhã desta quarta-feira, 23. Segundo Moura, o acordo foi costurado após o presidente da comissão, Lindbergh Farias (PT-RJ), recuar da decisão de convocar nova sessão apenas na terça-feira da semana que vem. Expectativa de Moura é votar relatório em comissão e, no mesmo dia, no plenário da Câmara.


Lindbergh foi ameaçado de destituição do cargo de rpesidente da comissão ao aceitar questão de ordem levantada pelo senador José Serra (PSDB-SP) e encerrar abruptamente sessão que avaliaria relatório do deputado Betinho Gomes (PSDB-PE). A questão foi imediatamente levada por Moura ao presidente do Congresso, Eunício de Oliveira (PMDB-CE), que ajudoua costurar um acordo entre governo e oposição no plenário do Senado. Pelos termos desse acordo, Lindbergh tem de abrir a sessão às 9h da quarta-feira. Caso contrário, será destituído da presidência da comissão, que voltará a convocar o senador mais antigo da casa, senador Benedito de Lira (PP-AL), como foi feito há pouco, para presidir e dar continuidade aos trabalhos da comissão.


Além de Moura, articulação envolveu ainda o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que ficou visivelmente contrariado com o que ele disse ser uma quebra de acordo que havia sido feito com a oposição. Após conversar com Moura ao pé do ouvido, Jucá disse que "a partir de agora, vamos endurecer com a oposição nos casos de relatoria e presidência de comissão".