IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Em meio à Zelotes, família Gerdau decide deixar diretoria do grupo

24/08/2017 09h34

(Atualizada às 9h47) A família controladora da Gerdau decidiu se afastar da diretoria executiva e se concentrar nas decisões estratégicas do grupo, segundo fato relevante enviado nesta quinta-feira (24) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A partir de janeiro de 2018, Gustavo Werneck, que hoje chefia a operação Brasil da companhia, será o novo presidente executivo.


André Gerdau (foto), que atualmente é o presidente, ficará no conselho de administração. Claudio Johannpeter e Guilherme Gerdau, que também compõem a diretoria, serão outros dois membros do conselho. Claudio continua como presidente do conselho da Gerdau S.A, enquanto André se mantém na presidência do conselho da Metalúrgica Gerdau.



A Gerdau está no meio de uma investigação da Operação Zelotes, que apura se a companhia participou de um esquema para conseguir decisões favoráveis no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A empresa nega ter prometido vantagem indevida para conseguir julgamentos em seu favor. Em maio do ano passado, André Gerdau foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal para prestar depoimento a respeito, após ser indiciado por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.


"Os membros da família Gerdau Johannpeter buscarão ainda mais foco na definição das estratégias de médio e longo prazos da Gerdau, visando a geração de valor para todos os públicos de interesse da empresa e apoiando seus executivos na implementação", diz o texto.


Werneck, que será o novo executivo-chefe, está na Gerdau há 13 anos e, antes de comandar as unidades brasileiras do grupo ? chefiou, entre outros empreendimentos, a bem-sucedida entrada da companhia no segmento de aços planos ?, foi diretor de tecnologia da informação e diretor industrial na Índia, por exemplo.


Para a empresa, essa é uma decisão importante para a evolução da governança corporativa. "Os próximos quatros meses serão dedicados à transição da nova governança, de forma a assegurar a tranquilidade do processo, bem como as definições subsequentes nas funções e processos executivos da empresa", afirma.


A empresa detalha a mudança hoje, em teleconferência com a imprensa.


Ontem (23), as ações da Gerdau e de sua controladora, a Metalúrgica Gerdau, dispararam no fim do pregão da B3 depois que a siderúrgica revelou que faria um anúncio de governança hoje.