IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Comissão especial da Câmara vota hoje relatório da reforma política

29/08/2017 10h34

A Comissão Especial da Reforma Política reúne-se nesta terça-feira (29) para votar o relatório do deputado Vicente Candido (PT-SP) que regulamenta o financiamento público de campanhas e o "distritão" (voto majoritário para deputados e vereadores), entre outros pontos.


Vicente Candido disse que acatou todas as sugestões para as quais havia acordo, mas muitas ainda estão nos destaques, que podem ser prejudicados.


Entre as mudanças, Candido ampliou no texto a participação feminina. Na eleição para o Senado Federal, em que o partido apresente duas candidaturas, uma das vagas será preenchida com um candidato do sexo masculino e a outra com candidata do sexo feminino.


Os pontos de divergência restantes seriam decididos na votação dos destaques, entre eles, os critérios de distribuição dos recursos do fundo público para financiamento de campanhas entre os partidos. Alguns deputados defendem a distribuição da totalidade do fundo de acordo com a votação dos partidos na última eleição.


Outro assunto para o qual não há consenso é a duração das campanhas: 45 ou 60 dias. Há deputados que alertam para a necessidade de campanhas menores para reduzir custos. A proposta também estabelece o dia 1º de agosto para o início das campanhas.


A proposta de emenda à Constituição que cria o fundo público para financiamento de campanhas e muda o sistema de eleição para o Legislativo está sendo analisada pelo Plenário. O texto da comissão especial vai regulamentar esses pontos por meio de projeto de lei, que ainda deve ter a urgência aprovada para seguir diretamente para análise do Plenário.


A reunião será às 14h, no plenário 8 da Câmara. As informações são da Agência Câmara.