IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar zera alta com melhora no exterior e fecha estável

29/08/2017 18h35

O mercado de câmbio começou a terça-feira sentindo a maior aversão a risco do exterior, mas à medida que as tensões foram amenizando o dólar devolveu toda a alta. No fechamento, a moeda americana ficou estável, a R$ 3,1625, após chegar a avançar 0,43% na máxima.


De fato, os ativos no exterior melhoraram de sinal na parte da tarde. O dólar zerou as perdas frente ao iene, após recuar cerca de 0,9% na mínima. E o índice de volatilidade VIX - termômetro do "medo" de Wall Street - fechou em alta de 3,36%, bem abaixo da variação de quase 27% registrada no pior momento do dia.


Investidores interpretaram na segunda metade do pregão que os riscos vindos da Coreia do Norte ainda não justificam venda maciça de ativos emergentes. Embora ainda com impacto sobre os mercados, as tensões geopolíticas ainda dividem atenções - e por vezes são eclipsadas - pelas sinalizações de política monetária do Federal Reserve (Fed, BC americano).


No Brasil, a expectativa de votação de temas relevantes para a economia - MP que cria a TLP e a revisão das metas fiscais - atraiu as atenções na parte da tarde.