IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Maia diz que "centro" político é ambiente para diálogo

30/08/2017 17h30

Numa quebra de protocolo, o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deixou o Palácio do Planalto e foi à Câmara dos Deputados para a abertura do Congresso Nacional do PCdoB. Antes, Maia passou pelo plenário da Câmara e cumprimentou vários colegas de Casa. Em seu discurso na abertura do evento do PCdoB, Maia elogiou os partidos que se apresentam como de "centro" e disse que o "centro" é espaço de diálogo.


"Virou moda se falar em Centro [como ideário político], o Centro não é ambiente onde se abre mão de ideias e princípios, o Centro é o espaço onde o PCdoB pode dialogar com o DEM, o DEM com o PT", disse Maia. Ele cita o Centro num momento em que os partidos do Centrão (PP, PR, PTB, PSC, SD) são acusados de elevar a pressão por cargos e emendas sobre o governo Michel Temer.


Em tom descontraído, Maia chamou a presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), de minha amiga. E dispensou o protocolo de cumprimentos. "Acho isso uma burocracia", afirmou, avisando que não chamaria os deputados de senhoras e senhores.


Segundo Maia, o Centro como ideário político é um espaço onde os partidos querem democracia forte, instituições fortes e harmônicas, um país em que se gere mais empregos, mais oportunidades e reduza a desigualdade. "As pessoas que pensam diferente têm capacidade de dialogar", todos queremos tirar o Brasil da crise, disse Maia. "Temos que ter capacidade de ouvir mais que falar", concluiu.